Bem-vindo ao Centro Social Luso Venezolano
 

CLAIM Porto Itinerante

(Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes)

Centro Social Luso Venezolano

 

O Centro Social Luso Venezolano, passou a reintegrar desde o dia 21 de Março de 2017 uma nova valência: um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A criação deste novo posto de atendimento - CLAIM Porto itinerante - foi possível através de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a ASI Associação de Solidariedade Internacional, cuja intervenção incide na área da Imigração e da Igualdade de Género.

Os CLAIM – Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes são promovidos e apoiados pelo ACM - Alto Comissariado para as Migrações e funcionam como extensões, a nível local, do CNAIM – Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes. Estes centros constituem espaços de informação, acolhimento e apoio que funcionam de forma descentralizada, e visam proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades das comunidades migrantes radicadas nas várias regiões do país.

Este centro tem como principais objectivos promover a integração e garantir a igualdade efectiva de direitos no acesso a emprego, saúde, habitação, ensino, etc. Para tal, é prestado um serviço de apoio e acompanhamento nas áreas de:

- Imigração/ legalização;

- Aquisição da nacionalidade portuguesa;

- Reagrupamento familiar;

- Trabalho/ emprego;

- Saúde;

- Habitação;

- Apoio social;

- Equivalências de habilitações estrangeiras, etc.

Como também são promovidas acções de formação/ sensibilização relacionadas com estas áreas. 

 

O CLAIM Porto Itinerante funciona às Terças-Feiras,
no Centro Social Luso Venezolano, das 9:30 às 17:00 Horas.
O Serviço é totalmente gratuito !!!

 

 

Destaques